sábado, 31 de julho de 2010

CRÔNICA de IALMAR PIO - IMAGEM DE PLATÃO DA INTERNET - WIKIPÉDIA - enciclopédia livre

Rio Nilo



Platão




FORMA DE GOVERNO NA ANTIGÜIDADE; ATENAS E PLATÃO...

IALMAR PIO SCHNEIDER

Ao que parece o homem surgiu na face da terra há cerca de 100.000 anos atrás, mas só se conhecem seus vestígios de civilização de uns 4.000 anos para cá. Realmente, os primeiros aglomerados humanos, segundo tudo indica, nasceram na Baixa-Mesopotâmia irrigada pelos Rios Tigre e Eufrates e no Egito irrigado pelo Rio Nilo. O primeiro código de que se teve notícia foi o de Hamurábi que data de 1.800 A.C., aproximadamente. No início, os homens eram nômades; todavia, aos poucos, foram se fixando à terra através da agricultura e domesticação dos animais. De fato, as terras que eram arenosas foram sendo irrigadas pelo Rio Nilo, que é uma dádiva de Deus para o Egito e possui até ½ m. de fertilidade.
Depois os homens foram se agrupando e surgia o chefe do bando com características superiores de liderança. Mais tarde, do chefe veio o rei que detinha todo poder, considerado como Deus ou até, digo, senão filho de Deus.
A primeira forma de governo foi a monarquia existente então no Egito, Babilônia, Impérios Babilônicos, Assírios, Caldeus, etc.
No Egito o soberano era o Faraó, (senhor de duas casas, uma no Mediterrâneo e outra na África Setentrional). Segundo se sabe através dos hieróglifos, escrita egípcia decifrada por Champollion, o faraó que uniu as dinastias foi Menés I. O faraó era considerado um Deus no Egipto, ou filho de Deus. Os egípcios tinham diversos deuses: O Rio Nilo, era deus; Osíres, era deus; o boi Ápis era deus; o gato era deus, etc.
Pelo visto, a forma de governo característica dos antigos impérios foi a monarquia.
Atenas, cidade grega nascida mais ou menos no século IX A.C., possuía uma organização política e social peculiar. Inicialmente foi monarquia, passando depois a aristocracia, à república e até tirania, conhecendo assim todas as formas de governo. Um dos primeiros legisladores foi Dracon, cujas leis eram muito severas, pois puniam as mínimas faltas com os máximos castigos.
Surgiu depois Solon que foi o verdadeiro legislador de Atenas, abrandando as leis em todos os sentidos, dando uma característica de igualdade ao povo ateniense. Péricles foi o mais notável dirigente ateniense e o século IV A.C. ficou conhecido como o século de Péricles. Nessa época floresceram as mais brilhantes culturas do mundo grego antigo: Sócrates, Platão, Aristóteles, Fídias, etc.
As classes sociais eram divididas em: eupátridas, indivíduos da nobreza, filhos de bom berço, a quem eram dadas prerrogativas de mando; vinham depois os metecos, que eram estrangeiros ou filhos de outras partes da Grécia; dedicavam-se ao artesanato, pequena indústria e comércio; depois vinham os escravos que trabalhavam para seus senhores e eram a maioria.
Assim floresceu Atenas, que tantos ensinamentos nos trouxe através dos mais variados conhecimentos humanos.
Tendo sido um dos dois mais importantes escritores políticos da Grécia clássica, juntamente com Aristóteles, foi o primeiro dentre os autores da antigüidade que admitia a existência de um Deus único, criador do universo e pai da humanidade, o filósofo Platão em seus escritos: “O Político”; “A República”; e “As Leis”; concebia o ideal da sociedade política da seguinte forma: O Governo deveria ser exercido pelos sábios, filósofos, descendentes da classe nobre.
Dividia os homens em “os de alma de ouro”: os bem dotados capazes de governar; “os de alma de bronze”: os destinados a serem guardiães, soldados; e “os de alma de ferro”: os trabalhadores, os lavradores, etc.
O Governo poderia ser até uma monarquia, contudo que fosse exercido por um sábio. A propriedade seria do Estado, bem como as pessoas desde a mais tenra idade para não se apegarem aos pais. Defendia uma espécie de comunismo. No entanto, o que pretendia era inconcebível; foi, por assim dizer, um sonhador.
__________________________________
Bacharel em Direito e cronista
Publicado em 25 de julho de 2001 - no Diário de Canoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário