sexta-feira, 9 de julho de 2010

CRÔNICA de IALMAR PIO - Imagem da Internet


O INVERNO CHEGOU...

IALMAR PIO SCHNEIDER

Com a chegada do inverno o frio vem bater à nossa porta. Sentimos já os dias mais curtos e as noites mais longas. E todos os anos acontece a mesma coisa, não obstante o rigor de alguns. Este me parece que veio para valer. Tive que apelar para as roupas adequadas, geralmente de lã, assim como cobertores. Para permanecer até altas horas assistindo aos programas de televisão de melhor conteúdo que vão ao ar nesse horário, só é possível com estufa ou ar condicionado, de que tenho me valido. Não vou me queixar disto, pois nasci no Planalto Médio, onde a geada branqueava as coxilhas da minha infância e às vezes nevava e penso que não me acostumaria a viver num clima que sempre fosse o mesmo, tal como o Nordeste. Noto pelos turistas que aportam na região da Serra, esperando o espetáculo da neve, mas que mesmo que não aconteça, sentem-se recompensados pelo clima diferente e a paisagem que apreciam.
Por outro lado, não posso deixar de sentir por aqueles que carecem de roupas quentes e abrigos, pois sendo pobres têm que enfrentar estas dificuldades que os envolvem. Há que se preocupar com as campanhas do agasalho de todos os anos, sem, todavia, não lembrar que “não adianta dar o peixe e sim ensinar a pescar”. A mesma coisa acontece com as enchentes. Digamos que é uma questão de estrutura estatal e educação do povo que vive nas zonas ribeirinhas. Enquanto não existir condições para todos saírem da situação precária em que se encontram, é perda de tempo insistir para que abandonem esses locais inundáveis, pois é como fazer um furo na água. Paira no ar que algo está sendo feito a respeito do assunto. Se todos contribuírem é possível que a situação seja amenizada senão sanada de vez, o que seria uma solução definitiva. Aguardemos.
E por falar nisto, nunca é demais recordar que estamos em ano de eleições, que já se aproximam, e deveremos votar naqueles que demonstrem capacidade para realizar as mudanças necessárias. Se cada um fizer a sua parte é possível que haja mais justiça social.
Escrevendo esta crônica, vem-me à memória, o poema do incomparável Jorge de Lima, Inverno, que sendo nordestino assim o cantou em Novos Poemas: “INVERNO - Zefa, chegou o inverno ! / Formigas de asas e tanajuras ! / Chegou o inverno ! / Lama e mais lama, / chuva e mais chuva, Zefa ! / Vai nascer tudo, Zefa ! / Vai haver verde, / verde do bom, / verde nos galhos, / verde na terra, / verde em ti, Zefa, / que eu quero bem ! / Formigas de asas e tanajuras ! / O rio cheio, / barrigas cheias, / mulheres cheias, Zefa ! / Águas nas locas, /pitus gostosos, /carás, cabojes, / e chuva e mais chuva ! / Vai nascer tudo: / milho, feijão, / até de novo / teu coração, Zefa ! / Formigas de asas e tanajuras ! / Chegou o inverno ! / Chuva e mais chuva ! / Vai casar tudo, / moça e viúva ! / Chegou o inverno ! / Covas bem fundas / pra enterrar cana; / cana caiana e flor de Cuba ! // Terra tão mole / que as enxadas / nela se afundam / com olho e tudo ! / Leite e mais leite / pra requeijões ! / Cargas de imbu ! / Em junho o milho, / milho e canjica / pra São João ! / E tudo isto, Zefa... / E mais gostoso / que isso tudo: / noites de frio, / lá fora o escuro, / lá fora a chuva, / trovão, corisco, / terras caídas, / corgos gemendo, / os caburés gemendo, / os caburés piando, Zefa ! / Os cururus cantando, Zefa ! / Dentro da nossa / casa de palha: / carne de sol / chia nas brasas, / farinha d’água, / café, cigarro, / cachaça, Zefa... / ... rede gemendo... // Tempo gostoso ! / Vai nascer tudo ! / Lá fora chuva, / chuva e mais chuva, / trovão, corisco, / terras caídas / e vento e chuva, / chuva e mais chuva ! / Mas tudo isso, Zefa, / vamos dizer, / só com os poderes / de Jesus Cristo !”
Nota-se a euforia do poeta, cantando o fim da seca e a estação das chuvas a trazer uma certa fartura à sua terra nordestina tão castigada a longo tempo pela estiagem. Por fim o agradecimento...
_______________________________________
Poeta e cronista
Publicado em 10 de julho de 2002 - no Diário de Canoas.
http://ial123.blog.terra.com.br/
EM 25.06.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário