terça-feira, 19 de abril de 2011

DIA DO ÍNDIO - 19 de abril. Crônica republicada de Ialmar Pio








BRASIL: UM PAÍS VIÁVEL

=====Ialmar Pio Schneider=====


Há certas expressões que se tornam desgastantes e tanto serem usadas. Poder-se-ia até dizer “use mas não abuse”. É o caso que se tem verificado ultimamente quando falam sobre a crise atual e a situação de nosso país, afirmando a toda hora, os economistas, repórteres, políticos, etc. que o Brasil pode ser “a bola da vez”. Tanto repetem e martelam, repisam o assunto, que nós aqui neste vale de lágrimas, sentimos que poderemos estar participando de um jogo de sinuca e somos a bola prestes a cair na caçapa, sem ao menos podermos nos defender. Às vezes dizem que estamos numa sinuca de bico. Que sabem disto, por exemplo, as donas de casa que lutam com dificuldades para ficar dentro do orçamento familiar ?
No meu entender, s.m.j., literariamente, tenho as impressão que se trata de uma metáfora, uma comparação, mas que só entende quem conhece o jogo a que se referem os doutos comentaristas e os que o praticam, os aficionados. Como tudo nesta vida é passageiro, espero que mais alguns dias e tudo volte ao normal para o bem dos simples mortais esperançosos de dias melhores. Com mais estudo e trabalho organizado, creio que poderemos atingir o desenvolvimento de que tanto necessitamos.
Afinal de contas, o Brasil é um país de extensão continental, terras férteis, clima invejável, sem os furacões que assolam outras terras; ou terremotos traiçoeiros e vulcões. É preciso direcionar os recursos disponíveis para a produção e, primordialmente, melhor produtividade agrícola e pecuária, ou seja, rural. Também a indústria terá que ser incentivada para consumo interno. O resultado dessas atividades, no entanto, deverá ser destinado, sobretudo, para exportação, uma vez que é necessário nos afirmarmos no concerto das nações como exportadores. Só assim evitaremos as dificuldades financeiras que pesam sobre os países subdesenvolvidos, porque estamos em pleno desenvolvimento em todos os setores da economia, quer na agricultura, hoje acentuadamente mecanizada, quer na pecuária que se aprimora com a criação de novas raças de gado de corte e leiteiro, bem como relativo incremento na formação de pastagens artificiais. A indústria se amplia com o emprego de máquinas modernas que possibilitam a produção de manufaturados em grande escala, inclusive para exportação.
Quanto aos meios de comunicação, tivemos um avanço espetacular nos últimos trinta anos. Contamos com os mais modernos sistemas de telecomunicações que nos permitem o contato direto com o mundo inteiro em qualquer hora.
Eis um modesto esboço, sem a mínima pretensão de esgotar o assunto, que nos leva a admitir o Brasil como um país viável.

http://ial123.blog.terra.com.br/?m=200711&page=2
EM 12.11.2007
http://ialmarpioschneider.blogspot.com/
EM 16.06.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário