quinta-feira, 27 de junho de 2013




Theatro São Pedro


Aniversário de 155 anos do Theatro São Pedro de Porto Alegre - RS em 27 de junho - Imagem da Internet

O TEATRO



Ialmar Pio Schneider


Dentre as artes literárias a que mais impressiona, quiçá seja o teatro, não só por ser tão antiga, mas também devido ao calor humano transmitido diretamente ao espectador. Talvez por isto mesmo se conserve sempre atual no contexto da literatura de todas as nações e apesar de ter sido precursora do cinema, não poder-se-á dizer que foi por ele superada, não obstante o avanço da tecnologia, abrangendo também a televisão.

Sábado à noite, precisamente no dia 18 de julho de 1998, às 21 h. fomos ao Theatro São Pedro, onde assistimos à uma peça muito sugestiva e interessante denominada Duas Mãos, com as inigualáveis atrizes Ingrid Guimarães e Carol Machado, fazendo os papéis de avós e netas, encarnando as personagens Mithése e Ássima (avós), e Sônia e Regina (netas), ao mesmo tempo.

Estávamos: a Helena, a Ana Cristina, o André e o autor desta, apreciando o desempenho e a interpretação impecáveis das atrizes em pauta, do alto de um camarote do teatro completamente lotado, quando tocou-me o espírito o sentimento da arte dramática; e dizer que ela vem desde os primórdios da História da Humanidade! Entretanto, sabe-se que realmente se afirmou na época dos gregos antigos, nas formas de comédia ou de tragédia, de acordo com um final feliz ou infeliz.

A peça a que assistimos apresentou problemas existenciais de idosas e jovens, tendendo para a comédia, não obstante, consideravelmente realista em muitos pontos. Os 80 minutos de duração passaram que nem vi. Os aplausos eram constantes, mas moderados. No término foram intensos. Mais uma vez fica comprovado que o sucesso e a aceitação do público estão ligados à vida real das personagens, que se mistura à ficção. Penso que deveríamos ter em nossa cidade uma casa de espetáculos apta a receber artistas teatrais que aqui pudessem apresentar suas peças, uma vez que reclamam da falta de espaço. É provável que no Canoas Shopping Center, s.m.j., alguém possa construí-la e fazendo parte da Praça de Eventos, traga aos canoenses cultura e lazer tão apregoados, não só para valorização de talentos locais, mas também de outros municípios e estados; enfim aos bons cultores da arte dramática. Vai aqui mais esta sugestão que espero ainda ver concretizada, se bem que tantos outros já a tenham feito. Afinal, sempre é válido o provérbio: “água mole em pedra dura, tanto dá até que fura”.

Outrossim, é de notar-se como toda a obra dramática traz uma mensagem positiva, incentivando a criação, influindo no pensamento dos indivíduos, não só qual um passatempo, mas também tal uma fonte de conhecimento para a vida.



DC (30-7-1998)

Publicado no Diário de Canoas - RS em 30.7.1998















Nenhum comentário:

Postar um comentário