domingo, 9 de junho de 2013

Dia de Anchieta




PADRE JOSÉ DE ANCHIETA, APÓSTOLO DO BRASIL



Hoje, ao transcorrer a data do falecimento do Apóstolo do Brasil, Padre José de Anchieta, ocorre-me escrever estas linhas para lembrar sua passagem nesta Nação nos primórdios do... povoamento. Lembro-me que nos idos de 1959, escrevi um soneto que publico abaixo, tendo sido inspirado para tanto no nobre religioso que foi o catequista dos indígenas. Ele nasceu em 7 de abril de 1534 em La Laguna de Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha e faleceu em Beritiba (hoje Anchieta), no Espírito Santo. O Venerável padre, dos seus 64 anos de existência, 47 foram vividos na Companhia de Jesus: 3 em Portugal e 44 no Brasil. Foi poeta e escreveu muitos versos, entre os quais estes:



“Temos embargos, donzela,

A serdes deste lugar.

Não me queirais agravar,

Que, com espada e rodela,

Vos hei de fazer voltar.



Se lá na batalha do mar

Me pisastes,

Quando as onze mil juntastes,

Que fizestes em Deus crer,

Não há agora assim de ser.

Se, então, de mim triunfastes,

Hoje vos hei de vencer. (...)”.



***********************************************************************



E a seguir o meu soneto inspirado na vida do Venerável José de Anchieta, nesta data comemorado:





M I S S I O N Á R I O





Vós levais uma vida de virtude,

Pregando pelo bem da humanidade,

Ensinando que amor e caridade,

Deve ter nossa nobre juventude.



Muitas vezes perdeis vossa saúde.

Renunciais o direito à liberdade

Pra pregar no sertão e na cidade,

Pedindo a Deus que a todo o ser ajude.



Não cabe nessas cordas do alaúde

O quanto mereceis na eternidade,

Mas quando repousardes no ataúde,



Descansando na triste soledade,

Rezarei pela vida que me ilude

Neste mundo repleto de saudade.





Ialmar Pio Schneider

- Getúlio Vargas - RS - Agosto - 1959







Esta é uma modesta homenagem que presto ao Venerável Apóstolo do Brasil, Padre José de Anchieta, quando se comemora o seu dia. Até mais...



Porto Alegre – RS, 9 de junho de 2009.





http://ial123.blog.terra.com.br/

EM 09.06.2009



***

Imagem da Internet  

Nenhum comentário:

Postar um comentário