segunda-feira, 24 de junho de 2013




Crônica de Ialmar Pio Schneider - Imagem da Internet

FESTAS JUNINAS - SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO, SÃO PEDRO E SÃO PAULO


COMEMORAÇÕES DE JUNHO

IALMAR PIO SCHNEIDER

Por ocasião das Festas Juninas penso escrever algumas linhas sobre o assunto. De fato, constituem tradições arraigadas em nosso povo que as cultuam com muita dedicação. Há poucos dias comemoramos o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, tão estimado de todos. Lembro-me que em minha terra, alguns acendiam-lhe fogueiras, mas é sempre consagrado à distribuição de pãezinhos. Amanhã é celebrado o dia de São João, que realmente é o santo das fogueiras e festanças caipiras.

Ainda temos a data de 29 do corrente, em que celebramos São Pedro e São Paulo e em algumas localidades, como era o caso de minha aldeia natal, também com fogueiras. Ocorre-me lembrar que São Pedro é o Padroeiro de nosso Estado e vamos pedir seu olhar benigno para estas plagas.

Festejemos com muita dança, pinhão, amendoim, quentão, mas cuidemos pra não nos lastimarmos, quero dizer, ferirmos com queimaduras de fogos de artifícios, notadamente os traiçoeiros foguetes. Que a alegria e a paz permaneçam em nossa querência como verdadeiro apanágio de um futuro promissor. Tenhamos confiança !

____________________________________________________

http://ialmarpioschneider.blogspot.com/

em 23.06.2010

http://ial123.blog.terra.com.br/

Em 23.06.2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário