terça-feira, 14 de agosto de 2012

Falecimento do confrade em poesia Arlette Alves do Sacramento em 10.8.2012 - Imagem: capa do livro de poesias da Internet




HOMENAGEM PÓSTUMA




Ialmar Pio Schneider



Falecimento do bancário, escritor, poeta e trovador Arlette Alves do Sacramento em 10 de agosto de 2012, sexta-feira, aos 82 anos, cujo nascimento foi em 4 de janeiro de 1930, na cidade de Valença, RJ, porém viveu a maior parte da vida em Porto Alegre, RS.

Conheci-o em um Cafezinho Poético da Casa do Poeta Riograndense, presidida pelo saudoso confrade Nelson Fachinelli, “O Operário das letras”, no Restaurante Dona Maria, no centro de Porto Alegre, quando adquiri um livro de sua autoria Poemas em Seleção, em 6 de março de 1982, cujo autógrafo foi o seguinte: “Ao ilustre poeta, amigo e colega, Ialmar Pio Schneider, entrego estes versos com grande abraço. Cordialmente, o autor – Ass. – O Poeta da Rosa Vermelha”.

Compus as seguintes trovas, após ler o livro acima:



“Poemas em Seleção”,

eu os li com toda a calma

e por isto ficarão

bem no fundo de minh´alma...



Permita o nobre Poeta

que os meus parabéns lhe mande

pela poesia seleta

que do seu livro se expande.



Se a Humanidade soubesse

o bem que a poesia encerra,

certamente não houvesse

tanta desgraça na Terra !



Ialmar Pio Schneider



***

Depois ele me presenteou com o livro “Depois... as Estrelas”, em outro cafezinho poético no Restaurante Dona Maria, quando me fez o seguinte autógrafo: “Para o amigo Ialmar Pio Schneider, com um grande abraço e minha admiração. Cordialmente, Ass.

em 08 de julho de 1986.

***

Algumas trovas do agora saudoso Arlette Sacramento:



Esperança



A minha doce ilusão

é ter a longa esperança,

mantendo no coração

teu rosto, grata lembrança.



Arlette Sacramento



(*) Trovas em agradecimento (...)

...



Quisera ser trovador

qual a Wilma ou Severino;

Um Flávio, mestre e doutor,

mas, sou ainda menino...

...

A todos muito obrigado,

estou muito comovido

ainda meio acanhado,

meu abraço agradecido.

...

(*) pág. 243 do livro “Poemas em Seleção”. (quando recebeu o Troféu “Cesar Torraca”, como trovador Revelação em 29.03.79, da UBT do Rio Grande do Sul.



Assim encerro a presente crônica in memoriam ao confrade Arlette, hoje fazendo trovas no Mundo Espiritual.



Porto Alegre – RS, 14 de agosto de 2012.


Um comentário:

  1. Prezado Ialmar!
    Meu nome é Arthur Sacramento e sou filho do Arlette Sacramento. Quero agradecer de coração a homenagem ao meu saudoso pai.
    Paz e felicidade.
    Arthur Sacramento

    ResponderExcluir