quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Poesia gauchesca de Ialmar Pio Tressino Schneider - Imagem do rodeio na Internet



VERSOS AO 12º RODEIO DE VACARIA
***
Ialmar Pio Tressino Schneider
***

Para saudar os gaúchos


irmanados no Rodeio


de pingo alçado no freio


laçando com galhardia,


trago aqui minha poesia


que num último arremate


eu compus tomando mate


nos pagos de Vacaria.






Vaqueiros de toda parte:


do Brasil, do Paraguai,


da Argentina, do Uruguai,


Chile, Texas e Arizona,


cuja bravura se entona


cultivando a Tradição


como a maior devoção


à mãe terra redomona.






Tauras e prendas faceiras


neste conclave sem luxo


trazem o culto gaúcho


legado dos ancestrais.


Domadores de baguais,


trovadores e gaiteiros,


todos bravos e altaneiros


cada qual é mais audaz.






Meu verso não é de longe,


é ali de trás da coxilha


mas feito de uma tropilha:


sangue luso e castelhano,


de charrua, do minuano,


do imigrante ou guarani,


acolherados aqui


neste recanto serrano.






E arrematando no mais


meu canto xucro e nativo,


golpeio o mate do estrivo


em qualquer lugar que ande...


Meu verso sempre se expande


quando se encontra inspirado


junto ao chão abençoado


da Porteira do Rio Grande!...






VACARIA (RS), janeiro de l978.






Do livro em preparo: “Verso Xucro e Recuerdos do meu Rincão”.






- Versos gauchescos


http://ial123.blog.terra.com.br/


em 7.7.2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário