terça-feira, 22 de março de 2011

CRÔNICA REPUBLICADA DE IALMAR PIO - IMAGEM DA INTERNET

Biblioteca









UMA ASSOCIAÇÃO QUE FAZIA FALTA

IALMAR PIO SCHNEIDER

Eis que surgiu e veio a calhar, sanando uma lacuna, uma sociedade que faltava em nosso Estado: é a AGEI – Associação Gaúcha dos Escritores Independentes, que é uma entidade sem fins lucrativos, e que reúne escritores gaúchos ou radicados no Rio Grande do Sul, que produzem suas obras independentes, isto é, que não mantêm nenhum vínculo contratual com qualquer editora de grande porte do Brasil ou Exterior.
Entre outras atribuições pertinentes, visa auxiliar o escritor a produzir sua obra, informando todos os passos necessários para a produção de um livro, tais como: - indicação de profissionais para digitação, editoração, ilustração e revisão; - encaminhamento para catalogação na fonte; - registro dos direitos autorais; - registro no ISBN – Código de Barras; - indicação de gráficas com menor custo e boa qualidade; - organização da sessão de autógrafos; - auxílio no lançamento do livro; - indicação de contatos ligados aos meios de comunicação; - indicação de livrarias e distribuidoras.
Outrossim, oferece ao associado, a oportunidade de participar em Feiras do Livro da Capital e Interior, como segue: - Atividades em Feiras Escolares para apresentação do seu trabalho; - Exposições Literárias com cartazes da capa do livro, sinopse e biografia do autor; - Cursos variados; - oficinas literárias; - palestras com escritores experientes; - Saraus Poéticos; - participação no Jornal da AGEI; - participação na Coletânea de poesias, contos e crônicas da AGEI; - dicas de concursos literários; - venda de livros na Sede; - venda de livros para escolas e empresas; - divulgação do livro no site da AGEI.
A sede atual da AGEI – Associação Gaúcha dos Escritores Independentes foi inaugurada em 13 de julho de 2002, Sábado, às 18 horas, com sorteio de brindes diversos, bebidas e salgadinhos e com Sarau Poético dos Escritores, no mezanino do TEAR – Espaço Cultural, também destinado a eventos particulares, como aniversários e outros similares, localizado na rua Gen. João Telles, nº 570 – Bairro Bom Fim – Porto Alegre – RS – CEP 90035-120 – Fone/Fax: (51) 3023-3027 – celular (51) 91.777.901 – E-MAIL:
marciamodu@globo.com. Agora funciona na Av. Borges de Medeiros, em uma sala debaixo do Viaduto da Borges com venda de livros e também dispõe de um barraca na Feira do Livro de Porto Alegre, cuja realização será dia 31 de outubro próximo, com o Patrono sendo o escritor e poeta Charles Kiefer. (acrescentado aqui em 22.10.2008).
Atualmente vai de vento em popa, sob a direção da jovem e dinâmica presidente Márcia Momo Duarte, auxiliada pelo vice-presidente Luiz Henrique Muniz Piassum e demais membros da diretoria, conselho, assessoria de imprensa, assessoria de marketing, assessoria de divulgação. Não poderia deixar de mencionar aqui, o esforço e a persistência do 1º presidente e hoje 2º tesoureiro Miguel Pretel Schaff, que foi o idealizador vitorioso desta Associação, agora uma realidade presente em nosso meio cultural.
Finalizando, informo a todos os autores de boa vontade (poetas, escritores, filósofos) independentes, que se enquadrem dentro das normas desta Entidade, e que queiram ver suas obras publicadas e divulgadas, a procurar o endereço acima, a fim de se inteirarem a respeito do assunto com mais propriedade.
“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”, já dizia o grande poeta português Fernando Pessoa. E esta associação, a meu ver, está contida neste lema de conteúdo admirável.
P.S: O Ialmar agradece à professora Margaret R. Godoy pela crônica aqui publicada em 13.09.02 e promete comentar o assunto em seu próximo artigo.

Cronista e poeta

Publicado em 18 de setembro de 2002 – no Diário de Canoas.-RS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário