sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CRÔNICA de IALMAR PIO - AQUARELA de ÂNGELA PONSI

Aquarela de Ângela Ponsi



O POEMA DA VITÓRIA E A SOCIOLOGIA

IALMAR PIO SCHNEIDER

Quando iniciamos o Curso de Direito no longínquo, mas nem tanto, agosto de 1980, recebemos por cortesia das Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis, um poema que poderia nortear nosso destino daí para a frente, o qual transcrevo abaixo: “ A Vitória na Vida - Bastos Tigre - ‘I - Pobre de ti se pensas ser vencido:/ Tua derrota é caso decidido!/ Queres vencer, mas se em Deus e em ti não crês/ Tua descrença esmaga-te de vez./ Se imaginas perder, perdido estás;/ Quem não confia em si marcha para trás./ A força que te impele para a frente/ É a decisão firmada em tua mente.// II - Muita empresa esboroa-se em fracasso/ Antes, mesmo, do primeiro passo./ Muito covarde tem capitulado/ Antes de haver a luta começado./ Forte é aquele que forte se imagina!/ Olha o alto - o que ao alto se destina!/ O querer é poder arquipotente/ E a decisão firmada em tua mente.// III - Nem sempre quem mais corre a meta alcança,/ Nem mais longe o mais forte o disco lança./ Vence aquele que vai firme de si e em frente/ Com a decisão firmada em sua mente./ Pensa em grande - e teus feitos crescerão!/ Pensa em pequeno - e irás depressa ao chão!/ A confiança em Deus e em ti mesmo é a trajetória/ Que te conduzirá ao alto cimo da VITÓRIA!’”
Logo iniciamos o estudo da Sociologia Geral e o professor Dr. Almiro Petry, traria à baila o tema seguinte, conforme ensinamentos do sociólogo norte-americano William Isaac Thomas (1863-1947): Explique o desejo de novas experiências como fator psicológico da vida social. Ao que responderia: - Podem ser as formas de estímulo que o indivíduo sente ao descobrir o mundo que o cerca. Pode se manifestar diretamente através de uma viagem perigosa, exploração de regiões inacessíveis ou até por disputas esportivas, por uma conquista amorosa, etc. De uma forma geral temos que a reação social pode ser depreciativa, reticente ou apreciativa. Neste último caso poderá levar o sujeito ou um grupo a modificar sua maneira de agir na sociedade. Como exemplos temos o de George Sand que era mulher, e vestia-se como homem, provocando a reação da sociedade, mas ao mesmo tempo seria considerada pelas obras que escrevia. Em nossa sociedade vamos encontrar a Semana da Arte Moderna em São Paulo, em 1922 (fazendo, portanto, 80 anos) que provocou grande celeuma nos moldes da Literatura Brasileira.
De modo indireto as novas experiências podem ser dirigidas à literatura (leitura de um livro sensacional), ao cinema (assistir a filmes de aventura e/ou fantásticos), disputas esportivas, etc.
De como fator psicológico podemos colocar qual uma fuga ao cotidiano rotineiro com seus conseqüentes aborrecimentos, que leva o indivíduo em busca do desconhecido. Geralmente, ou quase sempre, se manifesta na juventude em contraposição à velhice que deseja a segurança.
Outrossim, ainda antes, referir-se-ia frente ao crescimento da população mundial, invocando a teoria do Rvdo. Thomas Roberto Malthus (1766-1834), inglês, como segue: 1. - A provisão de víveres alimentícios limita sempre a população; 2. - Haverá um equilíbrio do aumento da população devido à limitação natural ocasionada pelas guerras, principalmente, fome decorrente de falta de alimentos, pestes, etc.; 3. - O controle da natalidade e a continência poderão, digo, o controle da natalidade, continência e casamento em idade tardia poderão levar a um certo equilíbrio.
Por outro lado, Malthus enunciou que os meios de subsistência aumentam em progressão aritmética enquanto que o aumento da população aumenta em progressão geométrica e se não fossem as limitações naturais (guerras principalmente, fome e pestes) estaria ameaçada a permanência do ser humano na face da Terra.
Por aí começaríamos nosso estudo antes de entrarmos no Direito propriamente dito, uma vez que a Sociologia nos traz conhecimentos sempre válidos para visualizarmos novos horizontes por nós desconhecidos até então (no meu caso). Espero ter contribuído com uma pequena parcela para início de conversa em assunto tão importante.
________________________________
Bacharel em Direito e cronista
Publicado em 3 de abril de 2002 - no Diário de Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário