terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CRÔNICA DE NATAL E ANO-NOVO


FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

IALMAR PIO SCHNEIDER

Das comemorações cristãs, sem dúvida, o Natal é a mais expressiva para as crianças, em vista de que o Papai Noel sempre é lembrado e querido por elas. Como disse a escritora Lya Luft, ao ser indagada por uma criança se o Papai Noel existia, ela respondeu: - Para quem acredita, ele existe. De fato, pode-se abafar muitos sentimentos, mas a esperança que acalenta a imaginação infantil de receber um presente, nunca poderá morrer, por mais pobre que seja. Lembremos que Jesus Cristo nasceu numa manjedoura... Veio para nos pregar sua doutrina divina e insuperável de salvação e amor entre as pessoas, quando afirmou: - Amai-vos uns aos outros como eu vos amei... Era a solidariedade humana que nos deixava para que a praticássemos em nossas vidas com profundo amor e amizade.
Como o Natal sempre foi cantado pelos poetas de todos os tempos, aqui transcrevo o soneto em versos alexandrinos do excelso poeta parnasiano brasileiro Olavo Bilac, tão sugestivo para a data: “NATAL – No ermo agreste, da noite e do presepe, um hino/ De esperança pressaga enchia o céu, com o vento.../ As árvores: “Serás o sol e o orvalho !” E o armento: / “Terás a glória !” E o luar: “Vencerás o destino !”// E o pão: “Darás o pão da terra e o pão divino !”/ E a água: “Trarás alívio ao mártir e ao sedento !”/ E a palha: “Dobrarás a cerviz do opulento !”/ E o teto: “Elevarás do opróbrio o pequenino !”// E os reis: “Rei, no teu reino, entrarás entre palmas !”/ E os pastores: “Pastor, chamarás os eleitos !”/ E a estrela: “Brilharás, como Deus, sobre as almas !”// Muda e humilde, porém, Maria, como escrava,/ Tinha os olhos na terra em lágrimas desfeitos:/ Sendo pobre, temia; e, sendo mãe, chorava.” POESIAS – 28ª Edição – Livraria Francisco Alves – 1964 – Rio – pg. 313
Eis um relato poético de um dos maiores vates desta nação, que versejava maravilhosamente em diversas áreas do gênero, tanto romântico como patriótico, infantil ou religioso.
Outrossim, como se aproxima já o Ano-Novo, faz-se necessário lembrar que tenhamos esperança e convicção de que ele nos trará outros rumos mais propícios ao desenvolvimento do País. Que os governantes tenham consciência e discernimento necessários para que a estagnação econômica não se verifique, bem como a criação de novos empregos com carteira assinada sejam conseguidos, a Reforma Agrária realizada a contento, enfim, as metas governamentais implementadas. Vamos acreditar que as CPIs façam justiça e os responsáveis pela corrupção punidos exemplarmente, pois o povo trabalhador e honesto não merece ficar excluído e a ver navios quanto à saúde pública (cada vez mais podada em suas verbas). É de notar-se também que as estradas de rodagem de modo geral estão sucateadas e onde existia asfalto hoje é uma buraqueira inacreditável, destruindo os veículos e ocasionando prejuízos enormes aos usuários (caminhoneiros, ônibus e condutores de carros de passeio). Isto para ficar apenas nesses tópicos que ora me surgiram à memória.
Quisera, como em tempos de criança que não voltam mais, sair por aí desejando a todos, tal como Cecília Meireles se expressou: “Como estamos mudados! Em meio século, perdemos aquela ingenuidade dos votos dirigidos de janela a janela: “Boas Festas!”, “Feliz Ano Novo!”; das ceias tradicionais, talvez copiosas, porém modestas; das lembrancinhas oferecidas às crianças como um dom misterioso do céu; dos vestidos novos para os ofícios das igrejas e das visitas aos presépios; alegria das músicas e cânticos, deslumbramento dos olhos diante de uma Belém infantil, com patinhos nos lagos e lavadeiras nos rios... Ah! como éramos sensíveis, imaginativos! Como estávamos prontos a completar, com a nossa memória dos episódios evangélicos, a paisagem arbitrariamente inventada! Como achávamos naturais todas as coisas desencontradas naquele mundo fictício! Talvez prevíssemos que no nosso não o era menos, e igualmente e misteriosamente desencontradas as coisas que nele iríamos presenciar!”
Finalizando, quero desejar a todos um Feliz Natal e Próspero Ano-Novo de 2010, junto aos que lhe são caros. Até mais...

Cronista colaborador

PUBLICADO NO DIÁRIO DE CANOAS.- VIRTUAL EM 21.12.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário