sexta-feira, 3 de maio de 2013


Rotativa


Dia Internacional da Liberdade de imprensa em 3 de maio






LIBERDADE DE EXPRESSÃO



IALMAR PIO SCHNEIDER

...

Constitui-se em assunto relevante e, ao mesmo tempo, há necessidade de atentar-se para o bom senso a fim de não lançar-se um travesseiro de penas do alto de uma torre e que depois torna-se impossível reuni-las todas de volta. Sem desejar influir no pensamento dos outros e também declinar nomes, tenho assistido a algumas declarações que depois não se comprovam, o que deixa uma vítima à mercê da execração popular. Há poucos dias ouvi um parlamentar queixando-se de que como poderia agora fazer para limpar seu nome, tendo sido atingido por declarações caluniosas. Mas nem por isto, deve-se fazer ouvidos moucos ao que existe de podre pairando pelo ar, ou: “Há algo de podre no país da Dinamarca.” Something is rotten in the state of Denmark. – Shakespeare (1564-1616), Hamlet, Ato I – Palavras de Marcelo. – cfe. Dicionário Universal de Citações de Paulo Rónai pg. 171 – Ed. Círculo do Livro.

Pergunta-se: O que faz periclitar a democracia? As desigualdades sociais ou a corrupção? Não há escolha; pois ambas se congeminam rumo à indignação do povo para o descrédito geral quanto aos parlamentares, com certeza uma minoria que pode contaminar os demais e os dirigentes coniventes ou omissos. Tudo faz crer que devemos escolher melhor nas próximas eleições se não quisermos mergulhar no caos; a respeito da saúde, da segurança pública, do emprego das pessoas, do trabalho honesto e da crença em dias melhores. Nossos filhos e netos nos cobrarão um país mais justo e harmonioso onde possam viver felizes...

Enquanto fico aqui a me debater com as palavras essenciais a fim de concretizar meu intento de expor minhas idéias de opinião, vão transcorrendo as CPIs que nos são exibidas em parte, pela Televisão, canais Senado Federal e Câmara dos Deputados, em que se digladiam os membros, às vezes com veemência e o calor da polêmica. Deus queira que cheguem a um resultado satisfatório e que sejam inocentados os que não sejam culpados e punidos os comprovadamente corruptos.

É possível ouvir-se às vezes alguma pérola como aquela em que alguém citou Policarpo, e outrem respondeu, Policarpo Quaresma, confundi com o personagem do Machado, referindo-se que fosse Machado de Assis, quando o correto é do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, do genial escritor Lima Barreto. Mas isto é o de menos, servindo apenas como uma passagem pitoresca escutada ao acaso. O que importa é que estamos avançando em direção à descoberta do iceberg do que ainda se vê somente a ponta. Se não nos alertarmos, poderemos ser liquidados por ele como o foi o Titanic na noite de 14 para 15 de abril de 1912.

Bem que gostaria de estar aqui escrevendo sobre amenidades e poesias românticas, quem sabe? Acontece, porém, que é impraticável permanecer alheio ao que está sucedendo em nossa querida Nação a respeito das denúncias pipocando a todo momento contra o esbanjamento desordenado do erário com fins escusos a prejudicar a todos. Como já se disse: qual a maneira de avaliar-se o correto emprego do dinheiro público com publicidade? Ainda mais que se trata de matéria intangível !

Por outro lado, enquanto se considerar um valor demasiado para um trabalhador operário perceber R$ 300,00 por mês, para 8 horas diárias de labuta suada, e pouco um “mensalão”de R$ 30.000,00 para um corrupto, jamais vamos chegar a uma justa distribuição de renda. Portanto, desigualdades sociais e corrupção caminham pari passu rumo ao desequilíbrio da democracia incipiente.

Já escrevia o nosso grande Rui Barbosa (1849-1923), Orações do Apóstolo: “A democracia... não existe entre nós senão nominalmente, porque as forças populares, pela incapacidade relativa em que as coloca a ausência de sistema de educação nacional, estão de fato mais ou menos excluídas do governo.”- idem, idem – pg. 244. Quero crer, no entanto, que não seja hoje assim, não obstante a situação atual, em vista de o governo vir da classe operária tão explorada monetariamente.



Cronista colaborador

PUBLICADO EM 20 DE JULHO DE 2005 – NO DIÁRIO DE CANOAS.

http://www.diariodecanoas.com.br/site/interativo/minhas_cronicas,canal-5,ed-90,ct-452.htm

EM 27.10.2009

http://ialmarpioschneider.blogspot.com/

em 3.5.2011





***

Imagem: rotativa na InternetVer mais    

Nenhum comentário:

Postar um comentário