quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CRÔNICA LITERÁRIA de IALMAR PIO

J. G. de Araújo Jorge


POR QUE NÃO LER OS BEST-SELLERS ?

IALMAR PIO SCHNEIDER

A leitura, segundo meu juízo, pode ser de instrução, de auto-ajuda, e também de entretenimento, entre outros. Então por que alguns intelectuais se indispõem em aceitar os best-sellers? Assistindo ao programa do Jô Soares que entrevistava o acadêmico imortal Lêdo Ivo, pelo lançamento do seu livro Poesia Completa, e por estar com 80 anos de idade, en passant, falaram sobre os autores que mais vendem e os que não. O poeta falou que é muito relativo este enfoque, uma vez que alguns fazem sucesso porque escrevem para determinada clientela ledora, mas ao mesmo tempo desaparecem na efemeridade das coisas passageiras. Eu, de minha parte, leio certos best-sellers e os tenho apreciado, geralmente. Acredito que o que faz a vendagem dos livros é a mídia. Já vi em página de revista num ônibus em Paris uma propaganda do livro de Paulo Coelho, Veronika decide morrer. Como ele tem um público cativo em quase todo o mundo, é sabido que é um dos maiores vendedores brasileiros de todos os tempos.
Voltando ao poeta Lêdo Ivo, enquanto assistia ao programa do Jô Soares, sendo entrevistado, procurei na prateleira um livro dele, Antologia Poética, com seleção de Walmir Ayala e introdução de Antônio Carlos Villaça, e me deliciei com o seguinte soneto, que reputo um dos melhores de sua verve: Soneto do Empinador de Papagaio – “A nada aceito, exceto a eternidade,/ nesta viagem ambígua que me leva/ ao altar absoluto que, na treva,/ espera pela minha inanidade.// O que sonhei, menino, hoje é verdade/ de alva estação que em meu silêncio neva/ o inverno de uma fábula primeva/ que foi sol, cego à própria claridade.// Na hora do fim de tudo, separados/ fiquem os dois comparsas do destino/ que sabe a cinza após o último alento.// E a morte guarde em cova os injuriados/ despojos do homem feito; que o menino/ empina o papagaio, vive ao vento.” – Ediouro – pg. 65. E o entrevistador caçoava dele, dizendo que continuava sendo um menino, embora octogenário. Mas, pelo que pude aquilatar, eles são leitores de best-sellers, pois quem não quer divulgar seus trabalhos e conquistar leitores?! Não sejamos hipócritas !
Venho de ler um dos maiores best-sellers da atualidade, O Código da Vinci, de Dan Brown, - dez milhões de livros vendidos em todo o mundo – na edição da Sextante. Trata-se de um romance policial, com poucas personagens para não atrapalhar a fluência na leitura, e pleno de lances inesperados. Tenho certeza de que o sucesso de venda deste livro, se deve à simplicidade e a desenvoltura da trama que aos poucos vai conquistando o leitor, sem muito academicismo e sofisticação intelectualista que só fazem afastá-lo. Assim como existem os leitores analfabetos funcionais, tão apregoados por alguns intelectuais, também há os escritores que escrevem só para si mesmos, não atingindo o homem comum do povo que é a maioria no mundo inteiro.
Na poesia, quem não se lembra de J. G. de Araújo Jorge, nas décadas de 50 a 70 ? com seus poemas românticos cativando os corações enamorados ?! Conheço diversas pessoas que se encontraram, se amaram e viveram felizes, lendo e ouvindo as poesias deste poeta que fabricava estes versos: “Uma hora de morrer... I – Uma hora de morrer é aquela em que,/ debruçado sobre teus olhos,/ me agarro a ti para salvar-me/ e sinto que afundamos juntos. – II – Uma hora de morrer/ é aquela em que nada dizes,/ em que apenas me olhas como agradecendo,/ e em que me guardas ainda contra ti,/ como se quisesses ter a certeza/ de que apesar de tudo/ ficamos na terra”. – do livro A Sós... 9ª edição – Editora Record – 1982 – na contracapa.
No meu modesto entender, toda a leitura que desperta a curiosidade do leitor de maneira simples e atinge os corações também, é válida, tanto na prosa quanto na poesia. O importante é que seja agradável, não deixando de ser instrutiva e iluminando as mentes das pessoas...
___________________________________________ Poeta e cronista – E-mail: menestrel@brtrubo.com===PUBLICADO NO DIÁRIO DE CANOAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário