domingo, 4 de agosto de 2013

Dia do Padre - 4 de agosto - Imagem da Internet



O CURA D’ARS: UM EXEMPLO A SEGUIR...



IALMAR PIO SCHNEIDER



Já faz muitos anos, na minha pré-adolescência, lembro-me com certos resquícios de nostalgia, assisti a um filme que me impressionou deveras. Tratava-se da vida de São João Batista Maria Vianney, sacerdote francês, exemplo de fé, dedicação e altruísmo, conseguindo reunir milhares de pessoas que ouviam as suas pregações da palavra de Deus e acatavam seus ensinamentos com toda devoção.

Aquelas cenas ainda estão vivas em minha memória, e penso que seres dessa magnificência foram ungidos para que não percamos a Esperança... Desde então, eu o elegi como um dos meus guias espirituais, a quem recorro, e também por ser hoje a data de seu passamento para a Vida Eterna, dedico-lhe estas despretensiosas linhas.

Para ilustração, transcrevo abaixo, conforme a Enciclopédia Brasileira Mérito, Vol. 20 – pgs. 323, 324, sua minibiografia: “Sacerdote francês; n. em Dardilly, nas proximidades de Lião, em 8-5-1786; m. em Ars, em 4-8-1859. Ordenado em Grenoble em 1815, tornou-se pároco de Écully e depois de Ars, na diocese de Belley, em 1818. Promoveu um reavivamento religioso na região e fundou organizações filantrópicas, transformando a cidade num centro de peregrinações de fiéis ao qual acorriam cerca de 20.000 indivíduos por ano. Canonizado em 1925, recebeu o título de patrono dos párocos em 1929”.

Mas para conhecer melhor sua existência iluminada, li o livro João Maria Vianney – “O Cura d’Ars”, de Marc Joulin – 2ª Edição - Paulinas, de onde extraí estes tesouros de pensamentos: Palavras sobre o sacerdote: “O padre não é padre para si mesmo. Ele não se absolve, nem se administra sacramentos. Ele não existe para si mesmo, e sim para os outros.” – Palavras sobre o sofrimento: “Se amarmos a Deus, seremos felizes por sofrer por seu amor, Ele que tanto quis sofrer por nós.” - Palavras sobre a pobreza: “Você tem desejo de rezar ao bom Deus, de passar o dia na igreja; pense, porém, que seria mais útil trabalhar por alguns pobres que você conhece e que passam por grandes dificuldades; isso é bem mais agradável a Deus que o dia passado diante dos santos tabernáculos.” – Palavras sobre a oração: “Não são necessárias muitas palavras para rezar bem. Você sabe que o bom Deus lá está, no santo sacrário; abra a ele seu coração; alegre-se com sua santa presença. Eis a melhor oração”. Palavras sobre o amor de Deus: “Pobres pecadores, quando penso que há os que morrem sem haver saboreado, por uma hora que seja, a felicidade de amar a Deus...” - Palavras sobre o perdão: “O Bom Deus tudo sabe. Para começar, ele sabe que, depois de você se confessar, você pecará de novo e, mesmo assim, ele lhe perdoa. Que amor o de nosso Deus, que chega a esquecer o futuro para nos perdoar !”

Quanto aos pobres, assim se refere o seu biógrafo Marc Joulin: “Desde sua chegada a Ars, João Maria Vianney percebeu que algumas pessoas viviam na mais profunda miséria. Catarina Lassagne lembra: “Sua caridade jamais diminuía diante dos que vinham pedir-lhe esmolas; ele lhes levava, ou fazia chegar até eles, dinheiro, pão e trigo”.”

A fim de dirimir dúvida sobre seu nome completo, consta em uma gravura à pg. 88 de sua biografia, acima e abaixo, de seu retrato, escrito em francês: “Veritable portrait du Cure D’Ars – né à Dardilly en 1786. (Verdadeiro retrato do Cura D’Ars – nascido em Dardilly em 1786) – Jean-Marie-Baptiste-Viannay)”.

Eis algumas idéias expostas com tanta clarividência e honestidade pelo humilde servo de Deus, que pregou a solidariedade e a misericórdia entre os seres humanos. Nesta data em que se comemora o Dia do Pároco, invoquemos-lhe a memória para que surjam vocações sacerdotais a se espelharem em sua obra exemplar e humanitária.



Cronista colaborador – publicado no DIÁRIO DE CANOAS – RS===========



http://www.jornalnh.com.br/site/interativo/minhas_cronicas,canal-5,ed-90,ct-452.htm

4.8.2010

http://ialmarpioschneider.blogspot.com/

EM 4.8.2010



http://ial123.blog.terra.com.br/



EM 03.08.2009

http://www.diariodecanoas.com.br/site/interativo/minhas_cronicas,canal-5,ed-90,ct-452.htm

EM 03.08.2009

http://ialmar.blog.terra.com.br/

em 4.8.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário