sexta-feira, 29 de março de 2013

A Paixão de Cristo e a Páscoa - Crônica - Imagem de Cristo Redentor - RIO na Internet





ALGUNS DOS MEUS VERSOS BÍBLICOS




IALMAR PIO SCHNEIDER



Ao ensejo de que está passando o filme A Paixão de Cristo, de Mel Gibson, que narra as 12 horas da vida de Jesus, de sua prisão no jardim das Oliveiras ao martírio da crucificação..., conforme resenha de jornal, quero transcrever abaixo alguns sonetos e poemeto que compus em idos tempos, a respeito do tema e indo até o Pentecostes, que será no próximo domingo: SONETO DE PÁSCOA// Jesus que ressuscitas neste dia,/ faze que todo o aflito coração,/ ontem triste, renasça na alegria/ e na esperança da Ressurreição...// Fizeste ver àquele que não via,/ com Teu sangue nos deste a Redenção;/ Tua Doutrina sempre ficaria/ nas “palavras que nunca passarão” !// E por que Teu amor foi o mais forte/ que o Mundo teve, permanecerás/ provando que também venceste a morte.// Filho de Deus, ó Cordeiro Pascal,/ aclara-nos e deixa-nos a Paz/ até voltares p’ra o Juízo Final.../ CANOAS (RS) - 22.04.84/ O R A Ç Ã O// Estou sentindo um sopro realmente,/ é a hora em que refrescas minha fronte/ e sou Tua flor erguida em alto monte/ a quem deste um aroma permanente.// O dia em que eu tombar murcha no chão/ recolhe para Ti todo o perfume/ para que eterno queime no teu lume/ incensando Tua plácida mansão.// Não o deixe extraviar-se em treva densa/ mas faze que ele sempre a Ti pertença/ co’a glória de servir-Te, e que somente/ um dia - não sei quando - em Teu louvor/ o odor retornará a mesma flor/ e Tu os guardarás eternamente. P Á S C O A // É Páscoa/ O sol brilhante me despertou/ Jesus ressuscitou/ e uma nova vida começa/ para a alegria do justo/ e contemplação do crente/ a Eternidade vista sem custo/ por um prisma diferente./ Soledade (RS) - 30-3-86// NUM DOMINGO DE PENTECOSTES // Repousa em minha fronte cismadora/ Espírito Paráclito de vida,/ embalsama em meu peito por agora/ a fúria de maléfica ferida.// Faze soar em minha voz sonora,/ a santa candidez que foi perdida/ nas águas desta luta pecadora,/ em que me achei - figura desflorida.// Sim, porque procurando frescas rosas/ naveguei sobre as ondas perigosas/ e fui coberto apenas por espinhos.// Repousa em minha fronte Santo Fogo,/ eu sou um jogador quebrado em jogo,/ eu sou alguém perdido em maus caminhos.// T R A I Ç Ã O// Perder-se num enorme labirinto/ sem achar a saída para a luz,/ percorrendo um caminho que conduz/ mais e mais ao recôndito recinto.// Ter que levar às costas uma cruz,/ e assim na escuridão ver-se faminto;/ não ter água, ter somente o absinto;/ não ter pão, ter somente pedra e pus.// Pensar que teve amigos, teve amigas,/ que lutou e cobriu-se de fadigas/ numa luta que não surtiu efeito;// e ser traído pelas próprias obras./ Tentar fugir em últimas manobras/ e finalmente perecer desfeito...

IMANENTISMO// Estou sozinho sem ninguém que ria/ com o riso cáustico que desconsola.../ Não me apetece a doce coca-cola,/ nem a desconhecida companhia.// O riso que em meus lábios florescia/ em outras bocas atualmente rola,/ eu tenho a vida como a chata escola/ que freqüento sem gosto em cada dia.// Escutei por acaso: “Imanentismo/ é aquilo que se julga ser o mundo/ idéias que pra mim não são reais,/ pois quem segura a quem já cai no abismo/ por ter pensado que não era fundo/ e ver depois que não acaba mais?!...// ERA ATÔMICA// Floresciam meus anseios com demência/ quando senti que as forças me fugiam./ Ninguém me colocou a complacência,/ e os meus anseios doidos floresciam!// Vi homens preocupados com a ciência,/ e eles naturalmente não me viam./ Seria o fim, então, desta existência,/ ou os presságios que me falariam?...// Depois ficou escuro tudo... tudo.../ e mergulhado em trevas, nada vi!/ No entanto, senti em minha face/ os beijos de uma boca de veludo/ que me beijava em doido frenesi,/ qual uma mãe que o filho seu beijasse...



_________________________________________________

Poeta e cronista - E-mail: menestrel@brturbo.com

Publicado em 14 de abril de 2002 - no Diário de Canoas.



***

Imagem: Cristo Redentor no RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário