quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CRÔNICA - 56ª FEIRA DO LIVRO de 29.10 a 15.11.2010 - IMAGEM da INTERNET

Vista da Feira do Livro de Porto Alegre - RS






OS LIVROS ESTÃO NA PRAÇA


Ialmar Pio Schneider


Não ouso afirmar que a leitura seja uma panaceia para a cura de todos os males, mas conheço depoimentos de várias pessoas que se realizam através de ensinamentos hauridos em livros os mais diversos. Já se disse, com muita propriedade, que todo o livro, por mais modesto que seja, é de auto-ajuda, apesar de a Lya Luft, não concordar com a afirmação para o seu best seller Perdas & Ganhos. É um direito dela e um dever que tenho de respeitá-la. Entretanto, penso que nem Guyau: “Le livre écrit, si imparfait qu’il soit, est encore une des expressions les plus hautes de l’éternel vouloir-vivre, et à ce titre il est toujours respectable”. Traduzindo: “O livro escrito, tão imperfeito que seja, é ainda uma das expressões mais altas da eterna vontade de viver, e a este título ele é sempre respeitável”. E o saudoso confrade Eno Teodoro Wanke, escreveu em sua obra Quando a Cadabra se Abriu, o seguinte achado, ele que foi um grande trovador literário: “Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente.”
Deixo aqui os versos de minha lavra: Soneto Matutino – Surge a manhã, os pássaros cantores/ vêm despertar as nossas emoções.../ Quem poderá viver sem ter amores/ embora sejam sonhos e ilusões? // O sol nascente esparge resplendores/ que são quais ondas d’ouro aos borbotões;/ o próprio orvalho que dá vida às flores/ semelha pérolas em profusões...// Nesses momentos de êxtase e de enlevo/ sinto quanto minh’alma está vazia/ e lastimando tua ausência escrevo.// Se por acaso leres estas linhas/ pensa na solidão e na poesia/ que sempre foram companheiras minhas. – Do livro: Poesias Esparsas Reunidas.
O incentivo à leitura deve ser permanente, a fim de que se adquira o hábito salutar de fazê-la sempre. Para tanto, há necessidade de os pais e professores exercerem esta atuação exemplar para com seus filhos e alunos. Com certeza, jamais haverá arrependimento se assim o fizerem. Os livros estão semeados por aí e amadurecidos, colham-nos !

Cronista e poeta – E-mail:
menestrel@brturbo.com
Publicado em 24 de novembro de 2004 – no Diário de Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário